Afiliados – Regras de Atribuição de Comissionamento

Muitos afiliados e produtores não conhecem o que é primeiro clique, e acabam deixando passar essa regra de comissão importante. Essa regra de atribuição é definida pela plataforma, onde o produtor controla todos os detalhes e informações das comissões dos afiliados.

Entre todas as regras de atribuição, temos o primeiro e último clique. Oferecido por toda plataforma, podendo ser atribuída de acordo com a estratégia de cada negócio digital.

Vamos entender um pouco mais, continue lendo o conteúdo abaixo.

Regras de atribuição de comissões em plataformas de afiliados:

Antes de tratar sobre regras para atribuição de comissões, vamos entender um pouco sobre as regras em programa de afiliados. Estamos falando das diretrizes que o produtor coloca no seu produto, definindo para o afiliado o que é ou não permitido naquele produto.

O produtor define o valor que cada afiliado vai receber de comissão, o que ele poderá usar para divulgar o produto, onde poderá fazer o marketing de afiliado, quais são os itens obrigatórios antes da afiliação, o que não poderá ser feito ao divulgar ou vender o produto, e assim por diante.

Portanto, todas as regras servem como um guia de pontos errados e certos que o afiliado deve seguir e cumprir. Caso não cumpra, o produtor e a plataforma possuem liberdade para aplicar as devidas punições (cancelamento de conta, expulsão do programa de afiliados, reembolso da comissão e assim por diante).

O afiliado:

Afiliado é a pessoa que faz parte de um programa de afiliados de um produto digital ou físico, dentro de uma plataforma onde produtores cadastram seus produtos. Esse afiliado trabalha com o chamado Marketing de Afiliados, tendo o objetivo básico de gerar leads e realizar vendas.

O afiliado deve atrair o lead e criar um relacionamento (para isso pode ser usado a técnica do funil de vendas) e por cada venda ele receberá uma comissão.

Os afiliados devem seguir as regras de afiliação como já expliquei.

Agora que entendemos sobre isso, vamos continuar para o tema sobre atribuição de comissões.

Afiliados, saibam o que é primeiro clique:

O primeiro clique ou “First Click Counts” como também é conhecido, não vemos ela sendo muito utilizada, mas esta regra privilegia o afiliado que conseguiu levar um cliente até a página de vendas pela primeira vez. E caso esse cliente mude e entre no link de outro afiliado, esse segundo não vai receber a comissão.

Portanto, essa regra privilegia o afiliado que gerou o lead primeiro e impede que o cliente fique escolhendo com quem ele quer comprar.

Por exemplo, durante um lançamento de um produto digital o afiliado oferece um bônus para o cliente que fizeram a compra utilizando o link dele.

O cliente que entrar já estará atribuído com esse primeiro afiliado e não poderá trocar para outros afiliados daquele produto.

Afiliados, saibam o que é último clique:

Conhecido também como “Last Click Counts” e também é considerado uma das regras mais coerentes para o programa de afiliados. Ela atribui a comissão para o afiliado que tenha indicado o cliente recentemente, sendo assim ficaria para o último link que o cliente clicou e foi direcionado para pagina de vendas.

Ela também permite que os afiliados ofereçam bônus para seus clientes, e esses também possuem a liberdade de escolher com quem querem comprar. Isso é mais justo com o cliente, que deve ter e manter a decisão de quem ele deseja comprar.

E no mesmo momento serve como um incentivo para uma competição entre os afiliados que vão promover o produto e as ofertas, de forma que atraia e agrade um número maior de clientes e diminua as chances de reclamações com os vendedores.

Afiliados, saibam o que é múltiplo clique:

Sim, existe mais de uma alternativa de atribuição em cliques, estamos falando do Múltiplos Clicks.

Essa regra é atribuída na comissão de uma venda que poderá ser repartida com mais de um afiliado. Esse caso ocorreria quando o cliente clicou em mais de um link de afiliado, antes de fazer a compra.

O múltiplo clique é considerado bom, pois ele distribui o comissionamento de forma que todos os afiliados envolvidos consigam uma comissão, mas claro que o valor será menor pela venda. Porém, esse caso não acontece muitas vezes, são vistos mais em lançamentos onde os clientes exploram vários links e bônus que podem receber com alguns afiliados.

Essa atribuição pode ser considerada ruim para um afiliado competitivo, que se sentirá prejudicado.

Por exemplo, ele poderá pensar que mesmo ele investindo em algum bônus significativo para seus clientes, outros afiliados podem levar uma parte da sua comissão simplesmente por terem recebido um click no link de afiliado. E em muitos casos esse afiliado não mantém contato e nem incentiva o cliente para fechar a venda.

Bônus para  Produtores:

Para fazer a configuração você deve ir até as regras de atribuição de comissão da plataforma de afiliado do seu produto. Fique atento a cada uma das regras, pois cada uma possui vários detalhes importantes.

Escolha a que for mais adequada para o perfil dos seus afiliados e esteja de acordo com a estratégia que você quer utilizar.

Observe que existem outras opções como valor da comissão, o tempo de cookie, se a comissão é porcentagem ou fixa e muito mais.

Procure por opiniões de outras pessoas que também utilizam essas atribuições e avalie cada uma delas.

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EDMAR JUNIOR
FULL-STACK MARKETER
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