Neste post apresento-lhes artigo do Marco Túlio Pires (Coordenador do Google News Lab) onde ele nos conta sobre o que os brasileiros quiseram saber em 2021 através da Busca no Google.
Ao longo de 2021, ainda em meio aos imensos desafios e transformações impostas pela pandemia da Covid-19, refletimos sobre os tempos difíceis.
Mas também buscamos maneiras de nos reinventar, seguir em frente e retomar, de forma gradual, parte de nossa rotina.
Nessa jornada, a Busca do Google tem a missão de ajudar as pessoas a encontrar respostas e informação de qualidade quando mais precisam.
Em todo o mundo, as consultas por ‘como curar’ atingiram um recorde histórico, levando este termo a ser escolhido como o assunto do ano pelo Google de forma global.
No Brasil, essa tendência se refletiu de diferentes maneiras.
Por aqui, a chegada da vacina contra a Covid-2019 trouxe um pouco de esperança aos brasileiros.
As pesquisas por “vacina covid perto de mim” dispararam e a procura por informações sobre imunizantes foi o segundo acontecimento mais importante do ano em nossa retrospectiva.
Ao digitar as dúvidas sobre vacinas, os brasileiros puderam encontrar uma experiência no topo da Busca com locais de vacinação, dados, estatísticas e conteúdo direto de autoridades de saúde locais e internacionais, resultado do esforço que fizemos para conectar pessoas a informações de qualidade sobre o assunto.
O aumento das buscas por “perto de mim” inspirou também uma lista dedicada a esse tópico, uma das novidades em 2021.
Em um momento de retomada gradual, o brasileiro começou a pesquisar lugares próximos, como pequenas lojas ou pet shops de bairro, parques para andar de bicicleta, e também por vagas de emprego perto de casa.
Busca no Google – o que é basculho, cringe….
Ao mesmo tempo, também procuramos formas de nos manter conectados dentro de casa, enquanto as séries e programas de TV nortearam muitos debates pela internet.
Prova é que o BBB 21 continuou na dianteira dos programas que mais despertaram interesse e suas polêmicas e discórdias entre seus participantes fizeram seus nomes ficarem no topo da lista de personalidades.
Também veio do programa uma das principais dúvidas do ano: “o que é basculho?”, depois que Gil do Vigor, um dos participantes, soltou o termo durante uma discussão.
Nesta categoria, porém, o primeiro lugar ficou com “o que é cringe?”.
O brasileiro quis saber mais sobre a gíria usada pelos jovens da geração Z para descrever os membros da geração anterior, os millennials, e transformou o debate caloroso na internet também no meme do ano.
Infelizmente, 2021 também foi um ano de perdas marcantes para o Brasil.
A morte precoce de Marília Mendonça comoveu os brasileiros e também o mundo.
Além de ser o principal termo do ano no Brasil, Marília despertou o interesse de pessoas de outros países (veja a lista global).
Esporte e mulheres em destaque
Depois de um ano de campeonatos adiados em 2020, o futebol voltou a dominar as consultas dos brasileiros no ano.
Dentre as dez buscas de maior interesse em 2021, sete são relacionadas ao esporte.
Destaque para o interesse pela Eurocopa, competição de seleções europeias realizada em junho; e pelo Palmeiras, campeão de duas Libertadores neste ano; que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente, na lista.
Outro evento esportivo que chamou a atenção no Brasil foram as Olimpíadas 2021.
Durante as competições, disputadas em Tóquio, no Japão, as mulheres foram as grandes protagonistas dentro e fora da arena esportiva.
A ginasta Rebeca Andrade foi a atleta olímpica que mais gerou interesse na Busca, sendo acompanhada pela colega de modalidade Simone Biles, e por Rayssa Leal, do skate; Rosamaria, do vôlei; e Ana Marcela Cunha, da natação, na lista dos top 10 da categoria.
E não foi apenas no esporte que as mulheres tiveram destaque: Anitta é a intérprete da letra de música que mais bombou nas buscas: ‘Girl from Rio‘.
Quer saber mais sobre os assuntos que bombaram no Brasil e em mais 70 países em 2021? Para ver as listas completas clique no botão abaixo:
Veja também as tendências de busca de 2021 no Google, mês a mês, clique no botão abaixo:
Se você gostou deste conteúdo confira os outros posts que tenho aqui no blog e me acompanhe nas redes sociais, pois estou sempre postando conteúdos valiosos como este.
EDMAR JUNIOR
FULL-STACK MARKETER
Siga-me nas redes sociais:
Compartilhe este conteúdo!
[modoturbo id=13]