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Gestão de Tempo: Como Melhorar a Produtividade

Para se ter organização, alto desempenho e bem-estar no trabalho existem dois pontos essenciais: gestão de tempo e produtividade.

Se no seu ambiente de trabalho tem uma cultura voltada a resultados, você já deve ter escutado o quão importante é a gestão de tempo e produtividade na sua rotina.

A gestão de tempo está ligada a técnicas e práticas que irão te ajudar a otimizar suas atividades e processos, consequentemente tendo um aumento da sua produtividade, se realizada uma boa gestão.

Para conseguir alcançar níveis de produtividade cada vez melhores é fundamental saber organizar e priorizar suas demandas de forma inteligente.

O que faz você perder seu tempo?

Hoje em dia, são muitos os ladrões da nossa atenção como as redes sociais, os celulares, o WhatsApp e outras distrações tecnológicas, mas não para por aí, pois também existem as interrupções no ambiente de trabalho com colegas requerendo nossa atenção ou até mesmo familiares no home office.

O que acaba gerando uma perda de tempo nas nossas horas, dias e semanas de trabalho.

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Por isso, é primordial ter disciplina, organização e uma clareza dos seus objetivos.

Para que você consiga distribuir suas tarefas dentro das horas que você tem disponível, levando em conta seu nível de prioridade.

Agora que você já sabe como é importante ter uma boa gestão do tempo e como esse fator acarreta na sua produtividade, no próximo tópico deste artigo você conhecerá 5 dicas essenciais para gerir melhor seu tempo e aumentar sua produtividade.

5 passos para uma boa gestão de tempo

Passo 01: Defina metas e prazos

A primeira dica é definir suas metas do dia, da semana e seus prazos, depois fazer um cronograma. Assim você conseguirá definir quais tarefas serão executadas e que posteriormente facilitará na priorização

Passo 02: Entender a diferença entre importante e urgente

Depois de ter suas metas definidas e as atividades que serão executadas, chegou a hora de priorizar essas demandas.

Por isso é importante que você entenda quais são as tarefas importantes (exige planejamento e geralmente levam mais tempo para serem executadas) e quais são as tarefas urgentes (exige atenção imediata para atender prazos).

Passo 03: Delegue tarefas

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Gerenciar seu tempo não significa que é apenas um planejamento individual.

Se você trabalhar em posição de liderança é importante saber delegar as tarefas para as pessoas certas, descentralizando processos que não precisam da sua intervenção direta.

Passo 04: Mantenha seu espaço de trabalho organizado

A organização está diretamente relacionada à produtividade, pois muitas vezes precisamos de recursos, ferramentas e até mesmo arquivos para realizar atividades específicas.

Portanto, é importante manter o espaço de trabalho, seja físico ou virtual, limpo e organizado para facilitar a realização das tarefas.

Passo 05: Use ferramentas de gestão de tarefas

Por último, é importante adotar o uso de ferramentas de gestão de tarefas, que pode ser física, como agenda, quadro de anotações, ou virtual, como planilhas, ou plataformas especializadas, como Neotriad, Todoist, Trello e Asana.

O objetivo é que você acompanhe quais são atividades que precisam ser realizadas e seus prazos.

Se você gostou dessas dicas confira os outros artigos que tenho aqui no blog e me acompanhe nas redes sociais, pois estou sempre postando conteúdos valiosos como este.

EDMAR JUNIOR
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