O que música e copy têm em comum?

Umas das grandes lições de Copy que o brasileiro Evaldo Albuquerque (considerado o melhor Copywriter do mundo) teve não veio de nenhum guru de Copy…

Na verdade, ela não veio nem mesmo de alguém que trabalha com vendas online.

Veja, existem quatro elementos que você acha em todas as cartas de vendas do Evaldo Albuquerque…

Ele aprendeu isso com um compositor musical chamado Max Martin.

Talvez você não conheça ele pelo nome, mas o Max é a pessoa por trás de músicas que estrelaram as paradas de sucesso americanas, como:

Baby One More Time (Britney Spears);
I Kissed a Girl (Katy Perry);
One More Night (Marron 5);
Can’t Stop the Feeling (Justin Timberlake)

E sabe quais os segredos que ele utilizou em TODAS essas músicas, e que o Evaldo Albuquerque aplica nas  cartas de vendas dele?

Segredo #1 – As musicas tem uma introdução curta e diferente, quase uma quebra de padrão. Assim, o ouvinte consegue identificar a música muito rapidamente. (todos os copies do Evaldo Albuquerque tem um começo único).

Segredo #2 – Todas as músicas chegam no refrão muito rapidamente, no máximo em um minuto, porque a audiência de hoje não prende a atenção por muito tempo. (Todos os copies do Evaldo Albuquerque não tem palavras em vão, e todas tem a intenção de fazer o leitor continuar lendo até chegar na oferta).

Segredo #3 – As músicas são escritas em uma linguagem muito básica, sem palavras complicadas. (As cartas de vendas do Evaldo Albuquerque podem ser lidas por uma criança da quinta série).

Segredo #4 – As músicas evoluem um passo de cada vez, apresentando um novo som ou instrumento por vez. (as cartas de vendas do Evaldo Albuquerque só falam sobre um tópico por vez, para não sobrecarregar o leitor com informações).

Veja também:

Copywriting - Paulo Maccedo

Este é um livro sobre O Método de Escrita Centenário Mais Cobiçado do Mercado Americano.

E a proposta dele é essa: Mostrar como aumentar o poder de comunicação e ensinar a desenvolver discursos altamente persuasivos e vendedores.

O autor conseguiu colocar nele boa parte dos seus estudos sobre o tema e tornou o conteúdo único.

O livro também é diferente por alguns motivos:

  • Primeiro, é denso e aprofundado, contendo mais de 60 mil palavras. Com isso, servirá como um verdadeiro guia direcionado à criação de comunicações persuasivas. O que você verá em suas páginas é um resumo de mais de um século de desenvolvimento da escrita para vendas.
  • Segundo, ele passeia por fatos históricos e escolas de copywriting mesclando isso com as partes técnicas. Foram incluídas muitas narrativas, cases e citações, o que fez evitar que o livro ficasse chato e enfadonho. Você aprenderá por meio de textos que geraram milhões de dólares.
  • Terceiro, vale como um MBA em marketing (palavras de leitores). Não temos muitos materiais bons falando de copywriting no Brasil. A maioria trata do assunto resumindo o método a fórmulas, templates e modelos. A obra vai na contramão disso.

Se você ler o livro da primeira à última página, aprenderá a pensar como copywriter. Assim, não ficará mais refém de gurus de marketing e nem precisará consultar uma planilha com gatilhos mentais toda vez que tiver que escrever um texto de vendas. Isso tudo torna o livro diferente da maioria dos títulos sobre o tema lançados em português até hoje. Você precisa conferir isso!

EDMAR JUNIOR
FULL-STACK MARKETER
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