Plus Codes

Plus Codes – Endereço para Todo Mundo

Para quem mora em áreas urbanas e desenvolvidas, parece óbvio que todo mundo tem um endereço. No entanto, bilhões de pessoas no mundo vivem em lugares sem endereço.

De acordo com dados do Banco Mundial, metade da população urbana do planeta mora em ruas sem nome, e não conta com um endereço.

Como resultado, essas pessoas não conseguem explicar onde fica sua casa, e acabam sendo privadas de serviços públicos, atendimento de saúde, contas bancárias, entregas do correio, oportunidades de emprego e até socorro em situações de emergência.

Só no estado de São Paulo, mais de dois milhões de habitantes de zonas rurais não têm endereço. Isso prejudica o acesso a serviços básicos como entregas, telefonia e atendimento emergencial.

De acordo com o governo estadual, São Paulo tem 340 mil propriedades rurais sem endereço, e mais de 60 mil estradas e ruas não-mapeadas nessas regiões.

Para enfrentar o problema, o Google e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram uma parceria para usar a tecnologia Plus Codes, capaz de atribuir endereços aos habitantes desses locais.

Google-plus-codes-addressing-system-2018

A princípio o foco da colaboração será integrar essa tecnologia ao sistema do governo, garantindo a atribuição de endereços digitais a moradores de zonas rurais – incluindo placas que contenham esse código, para serem penduradas na entrada das propriedades.

O Plus Codes é uma tecnologia open source, que usa dados de latitude e longitude. Isso significa que ela já está disponível e cobre todos os cantos do planeta.

O serviço é gratuito, e cada lugar tem um Plus Code que nunca muda. Os códigos podem ser facilmente criados e lidos, mesmo off-line, e essa grade de endereços pode ser impressa em mapas e placas. Ou seja: Plus Codes podem ser usados até por quem não tem um smartphone.

Os Plus Codes já são adotados em vários lugares do mundo, graças a projetos realizados na Índia, nos Estados Unidos e na África. Agora, serão implantados pela primeira vez na América Latina.

Ao longo dos próximos meses, vamos trabalhar junto com o governo do estado para mapear ruas e estradas que ainda não estejam registradas nas plataformas do Google.

Com isso, cidadãos e usuários poderão navegar pelos mapas e chegar a esses locais.

É um primeiro passo, que mais adiante vai se transformar num ecossistema envolvendo lojistas e comerciantes, transportadoras e empresas de telecomunicações.

Isso vai aumentar ainda mais a adoção dos Plus Codes, com grande potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico dessas regiões.

O principal objetivo é transformar os Plus Codes num padrão amplamente utilizado e compreendido, para que o máximo de pessoas, empresas e organizações aproveitem o benefício de contar com um endereço em áreas até então não mapeadas.

Esse trabalho é uma concretização da missão do Google. O uso de uma solução como Plus Codes garante acesso universal a endereços, e está disponível para qualquer pessoa.

Por Wilson Rodrigues
(Gerente de Parcerias do Google na América Latina)

error: Conteúdo Protegido!