Atualização:
O foguete da SpaceX partiu neste sábado (30) do Cabo Canaveral, na Flórida, com dois astronautas da Nasa a bordo. É o primeiro lançamento tripulado dos Estados Unidos em nove anos.
Inicialmente previsto para quarta-feira, a viagem da nave Dragon Crew foi adiada para este sábado devido ao mau tempo. Novamente, as condições meteorológicas poderiam atrapalhar a missão nesta segunda tentativa, afirmou o dono da SpaceX, Elon Musk. Porém, o lançamento foi confirmado momentos antes da partida.
O presidente dos EUA, Donald Trump, acompanhou o lançamento ao lado do vice, Mike Pence.
Às 16h35 (de Brasília), a espaçonave Dragon Crew se desacoplou do foguete para seguir viagem rumo à estação espacial.
Os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken foram os escolhidos para tripular a missão e viajar até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Behnken e Hurley são astronautas da Nasa desde 2000 e já foram ao espaço duas vezes em ônibus espaciais. Estão entre os membros mais experientes da equipe da agência, segundo a BBC, e foram treinados como pilotos de testes (o que tem sido crucial para preparar a nova aeronave).
Hurley, de 53 anos, já passou 28 dias e 11 horas no espaço, e Behnken, de 49, acumula 29 dias e 12 horas, incluindo 37 horas de caminhada espacial (fora do veículo ou da estação).
Ambos têm esposas astronautas: Behnken é casado com a oceanógrafa e engenheira aeroespacial Megan McArthur, que tem quase 13 dias de missões no espaço, segundo a Nasa. Já Hurley é casado com a ex-astronauta da agência Karen Nyberg, engenheira com 180 dias de missões espaciais.
Publicado antes do lançamento:
O dia histórico chegou! Caso nenhum imprevisto aconteça (como um inesperado mau tempo, por exemplo), neste sábado (30) a SpaceX levará astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez — marcando o fim da parceria dos EUA com a Rússia nesse transporte, algo que acontece desde 2011 com o fim do programa dos ônibus espaciais. Ainda, esta será a primeira vez que uma empresa privada envia humanos ao espaço propriamente dito, o que, além de tudo, abre as portas de uma vez por todas para o turismo espacial começar a acontecer, de fato.
Considerando que tudo aconteça conforme o planejado, às 16h22 (horário de Brasília) os motores do foguete Falcon 9 serão acionados, com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley dentro da nave Crew Dragon. Durante a subida, os estágios do foguete vão se separando do veículo espacial, até que a nave fique, enfim, em “carreira solo”, rumo à ISS. A nave fará algumas manobras para que o encaixe na ISS aconteça de maneira autônoma, mas, caso tenha algum problema nesta etapa, os astronautas têm controles em mãos para fazer o atraque manualmente.
A NASA ainda não divulgou quanto tempo a dupla de astronautas passará na ISS, tampouco as atividades que executarão por lá, mas já antecipou que esse tempo pode ser de entre 30 e 119 dias. Quando essa estadia chegar ao fim, a nave se desencaixará da estação também de maneira autônoma, trazendo a dupla de volta à Terra. A nave entrará na nossa atmosfera a uma velocidade de cerca de 27.000 km/h, e o lado exterior da cápsula ficará extremamente quente durante essa “queima”. Mas, claro, a nave é equipada com escudos térmicos para proteger os astronautas a bordo, ainda que sua “casca” chegue possivelmente chamuscada. A Crew Dragon, então, abrirá quatro paraquedas para desacelerar a descida, com a queda acontecendo suavemente no Oceano Atlântico. Aí, uma equipe de resgate buscará a tripulação no oceano, levando-os de volta ao território estadunidense, sãos e salvos.
- Saiba como a SpaceX levará astronautas da NASA à ISS pela 1ª vez neste mês
- Quem são os astronautas da NASA que irão à ISS com a SpaceX nesta quarta (27)?
- Entrevista: professor de física fala sobre inovação em lançamento da SpaceX/NASA
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas