Ícone do site Edmar Junior ©

10 ações para minimizar a crise do Coronavírus na sua empresa

É a primeira vez que a nossa geração lida com o caos em escala global.

Então, pra nós, tudo o que tem acontecido é novidade. Assim como seus efeitos.

Porém, essa crise mostrou, na prática:

Todos foram pegos de surpresa, alguns estavam preparados, mas muitos não…

Então, vou listar aqui 10 coisas que você pode fazer minimizar o impacto da crise na sua empresa:

1 – 
A crise chegou e você não tem o caixa necessário? Vamos atrás dele!

** NOTA: Essa estratégia exige um cuidado especial.
Vender o serviço antecipado vai te garantir caixa AGORA. Porém, quando você for efetivamente prestar o serviço, cuidado para que sua agenda não fique totalmente comprometida com esses atendimentos, pois você precisará gerar caixa para manter seu serviço funcionando após a quarentena.


2 – Esteja aberto a conversar com seus clientes, lembre-se que ele está passando pelo mesmo momento que você, aproveite para estreitar as relações e fortalecer parcerias.

Se seus clientes estão te ligando pra postergar pagamentos, explique que estamos todos no mesmo barco e tente, ao menos, receber uma parte do valor agora. É melhor receber alguma coisa do que não receber nada.

3 – Faça seus clientes lembrarem, o tempo todo, como seu produto / serviço é bom.

Poste conteúdos nas redes sociais pra deixar seu cliente com saudade. Isso vai manter sua marca na mente dele mesmo que não esteja ativamente comprando neste momento.

Lembre-se: essa crise vai passar! Se você não está conseguindo vender, ao menos continue gerando o desejo de compra na cabeça de seus clientes.

4 – Se for possível, dê preferência por continuar comprando dos fornecedores menores, os fornecedores maiores tem mais caixa para sobreviver à crise.

5 – Faça compras coletivas, una-se a outros empreendedores que estão vivendo a mesma situação para conseguirem descontos e melhores prazos.

6 – Renegocie taxas com as operadoras de cartão e seus planos de telefonia e internet. Clientes têm conseguido excelentes reduções nas taxas de maquininhas.

Se você é Franquiado, negocie royalties que são pagos sobre a receita (tente postergar ou reduzir o percentual acordado)

7 – Se puder, migre os funcionários para trabalhar Home Office.

 AQUI TEM UM GUIA QUE PODE TE AJUDAR NISSO.

E no caso de a equipe não estar trabalhando na empresa fisicamente, suspenda serviços de manutenção do escritório durante o período: desative/suspenda temporariamente as contas de água, luz e internet do escritório junto às concessionárias. As mesmas podem ser suspensas por, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 120 dias por ano.

8 – Negocie com seus vendedores o pagamento de comissões durante esse período.

Postergar o pagamento da comissão para daqui 3 meses, por exemplo.

9- Organize com seu Contador o adiamento do pagamento do Simples, conforme resolução federal, e o adiamento do pagamento do FGTS, conforme Medida Provisória 927/2020.

Se você está completamente fechado, converse com seu Contador para oferecer férias aos colaboradores (podendo pagar o adicional de férias até o final do ano) ou então banco de horas para ser reposto posteriormente.

10 – Negocie o aluguel:


*Lembre-se: eventualmente o proprietário do imóvel depende dessa renda para sobreviver. Pressione os pagamentos para aqueles que tem a capacidade de serem pressionados.

DICA EXTRA: Blinde seu emocional

Foque naquilo que você pode melhorar. Ficar o dia todo assistindo notícias do Coronavírus não vai adiantar em nada.

Talvez você esteja com tempo para fazer aquilo que nunca fez por você e pelo seu negócio. Aproveite para estudar, para se desenvolver, melhorar processos, repensar as estratégias, colocar o financeiro em ordem; é hora de mergulhar dentro da sua empresa.

Espero que essa lista te ajude.

Não temos ideia do que vai acontecer, mas sabemos de uma coisa:

Quando tudo passar, quem descobriu como tirar força do caos vai ter energia pra ir ainda mais longe!

Nota: conteúdo adaptado para este site, originalmente elaborado pela 4blue.

EDMAR JUNIOR
FULL-STACK MARKETER
Siga-me nas redes sociais:

 

 


Compartilhe este conteúdo!


Sair da versão mobile