Como crescer mais quando você já domina o mercado? Essa deve ser uma pergunta que os executivos da Amazon buscam responder a cada dia. Afinal, se você já domina o setor em que atua, como expandir ainda mais?
- A Amazon já domina o mercado de comércio eletrônico há anos e há alguns meses se tornou a maior varejista do mundo. Isso não é novidade pra ninguém.
O que você talvez não saiba é da quantidade de empresas que o carequinha Bezos adquiriu. Desde sua primeira aquisição, em 1998, a Amazon percorreu um longo caminho comprando empresas e integrando-as em seu ecossistema.
Imagine que você tem uma loja online de livros e entende tudo sobre o mercado. Sua empresa é líder do setor, e, para aumentar as vendas, você está querendo expandir o negócio para vender outros produtos online.
Você e seus executivos percebem que há um e-commerce de calçados em ascensão chamado Zappos. O problema é que você e sua equipe não entendem sobre nada sobre sapatos, apenas sabem que podem vendê-los online. Vocês não sabem escolher os melhores produtos, nem os preços e muito menos as diretrizes e estratégias.
Como vocês já geram muito dinheiro vendendo livros, ao invés de criar um negócio novo, do zero, tendo que aprender tudo com as próprias tentativas e erros, concluem que faz mais sentido comprar uma empresa que já é boa na venda de calçados online.
Foi isso que a companhia fez, em 2009, quando comprou a Zappos (varejista online de calçados), por US$ 1,2 bilhão, o que permitiu que a BIG TECH poupasse tempo — absorvendo a expertise da Zappos — e expandisse seus negócios mais rapidamente.
Amazon e a lógica por trás do crescimento via aquisições
Empresas como a Amazon não podem parar de crescer, mas todo mercado, por maior que seja, tem um tamanho limitado — nada é infinito.
Como a Amazon já domina o setor de e-commerce, é preciso expandir para outros mercados, aproveitando os recursos que já tem para dominar outros “oceanos”.
Não é a toa que existe um ditado comum no mundo bizness: “Se você não está competindo com a Amazon, você está no caminho errado.” risos.
Referência em mais de um mercado
A Amazon é uma das poucas empresas do mundo que consegue fazer isso. Além do e-commerce, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que a empresa está no topo do streaming de filmes com o Prime Video, no de jogos com a Twitch e, até mesmo, no de supermercados com o Whole Foods.
Um ponto super interessante: As duas maiores aquisições da Amazon não foram digitais. A rede de orgânicos Whole Foods e o MGM Studios são negócios baseados em ativos físicos.
O lado não tão belo de tudo isso…
A Amazon enfrenta uma série de processos que acusam a companhia de copiar os produtos que mais vendem em seu site e vender sob sua própria marca. O caso mais recente é o da Amazon Índia e você pode ler mais clicando aqui.
PS: Um bom programa pode ser assistir ao documentário que conta a história do império construído por Bezos, produzido pela PBS. É bem legal e está disponível no YouTube gratuitamente. É só clicar.
Colaborou com este conteúdo: the bizness
EDMAR JUNIOR
FULL-STACK MARKETER
Siga-me nas redes sociais:
Compartilhe este conteúdo!
[modoturbo id=13]