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Ferramenta do Google sobre categorias em ascensão no varejo

Think With Google - Imagem Destacada

Olá, Edmar Junior aqui, é sempre muito bom receber sua visita, neste post compartilho conteúdo sobre a nova ferramenta que o Google acaba de lançar e que trata sobre as categorias em ascensão no varejo.

“Quais são as tendências?”
Descubra os novos interesses dos consumidores

Desde o início da pandemia de COVID-19, os parceiros de marcas e varejo do Google têm procurado a empresa em busca de mais informações sobre o que mudou nos interesses dos consumidores, dadas as variações nas suas demandas.

Essas mudanças se refletem nas buscas que as pessoas fazem no Google.

Em abril, houve grandes picos nas pesquisas por utensílios domésticos e quebra-cabeças, já que a população está passando muito tempo em casa.

Em maio, o Google observou uma alta no interesse por eletroportáteis no Brasil, como máquina de pão, mixers e batedeiras.

As empresas têm usado diversos recursos para entender essas alterações nos interesses dos consumidores – incluindo Google Trends, insights das redes sociais, pesquisas de opinião e seus próprios dados.

Somadas, todas essas informações podem ajudar os negócios a tomar decisões num curto espaço de tempo.

Mas quando não se sabe exatamente o que está sendo procurado, fica difícil entender quais categorias são mais populares e que podem, portanto, representar boas oportunidades.

LANÇAMENTO

Por isso o Google está lançando uma ferramenta sobre categorias em ascensão no varejo, dentro do Think with Google.

Ela mostra categorias de rápido crescimento na Busca do Google que sejam associadas a produtos – e destaca em que regiões essas categorias estão crescendo e as consultas associadas a elas.

É a primeira vez que o Google oferece esse tipo de informação sobre as categorias de produtos que as pessoas estão pesquisando.

Banner Google

O Google fez uma prévia da nova ferramenta para um grupo de empresas e ouviu delas  ideias criativas sobre como usar as informações fornecidas:

  • Criação de conteúdo;
  • Promoções;
  • Lançamento de novos produtos e serviços.

Confira abaixo algumas ideias que podem ajudar:

Criação de conteúdo:

Uma empresa que vende panelas percebeu um crescimento nas buscas pelo termo “farinha de trigo” nos Estados Unidos.

A equipe da marca decidiu então estabelecer uma parceria com um famoso chef local para criar conteúdo interessante e receitas que levam farinha.

Promoções:

Uma companhia que vende joias e acessórios notou uma alta no interesse por “pesos” e “halteres”, e decidiu se juntar a influenciadores da área de boa forma que ajudassem a promover seus produtos.

Da mesma maneira, uma empresa de e-commerce afirmou que consultaria essas informações regularmente para decidir quais produtos exibir na página principal do site durante a pandemia.

Ideias sobre produtos:

Uma marca de roupas com um modelo de produção rápido e flexível afirmou que sua equipe passaria a usar essas tendências para desenvolver novas linhas de produtos.


Ao longo dos próximos meses, o Google vai atualizar a ferramenta com novos dados diários.

Espera-se que isso ajude empresas de todos os tamanhos a encontrar novas áreas de interesse dos consumidores.

Colaborou neste conteúdo:  Pallavi Naresh (Gerente de Produto do Google)

EDMAR JUNIOR
FULL-STACK MARKETER

 

 


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