Ícone do site Edmar Junior ©

O que é CRM?

CRM - Imagem Destacada - 1268 x 780

Atualmente podemos ver muito sobre o uso dessa estratégia de gestão, e poucos entendem o que ela é e quais são os benefícios que ela oferece. Trata-se de uma estratégia de gestão moderna e que tem como foco o cliente. O sistema CRM chama muita atenção, por possuir muita eficácia.

Se você já escutou termo CRM e tem curiosidade de saber o que é, quais os benefícios e a funcionalidade desse sistema, continue lendo todas as informações e dicas que separei aqui neste post. Explicarei cada detalhe sobre o que é CRM, como funciona e como usa os benefícios dessa estratégia de gestão.

O que é CRM?

O termo CRM significa Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Trata-se de uma estratégia de gestão focada no cliente. Essa estratégia é usada para obter informações específicas e detalhadas sobre os hábitos e as preferências que clientes em potencial desejam consumir.

Por meio das informações levantadas sobre o cliente, a equipe de gestão pode criar uma estratégia de marketing, otimizada e pensada para cada grupo de clientes.

O objetivo desses dados e das estratégias, deve ser gerar um aumento da satisfação do cliente e conseguir ter uma interação melhor com a marca e produto.

A empresa deve ter esforços direcionados para a qualidade no atendimento e fidelização do cliente, pois pelo CRM poderá seguir o princípio mais simples! Sendo mais barato fidelizar e encantar um cliente que já conhece a empresa e o produto, do que conquistar novos.

Qual a importância do CRM?

Atualmente, o mercado e consumidores têm evoluído cada vez mais nos últimos anos. Os serviços de qualidade e produtos oferecidos não são mais suficientes para ter destaque em sua empresa. É preciso ter algo a mais!

É necessário que a empresa faça investimento em um novo item, o relacionamento com os clientes. Essa preferência atualmente é demonstrada por clientes, e somente fazendo esse investimento e uni-lo aos outros, que a empresa conseguirá ter sucesso.

Como estratégia, podemos usar o sistema do CRM, pois esse método de gestão possibilita um conhecimento profundo sobre a necessidade do seu público. Portanto, podemos ver que o CRM é importante para assegurar o relacionamento com os clientes de forma mais duradoura e assertiva.

Conseguindo até mesmo ter um desempenho melhor no marketing digital, nas vendas e na empresa.

Como essa estratégia de gestão funciona realmente?

O CRM é usado como um conjunto de estratégias de gestão, auxiliando a um planejamento eficiente definido pela empresa em suas criações de estratégias.

Muitos confundem CRM com um Software de CRM, vou separar esses dois e acabar com as confusões de entendimento:

CRM – Customer Relationship Management
Estratégia de gestão, onde podemos utilizar meios para nos auxiliar nas futuras decisões e em cada planejamento da empresa.

Software CRM
É uma plataforma onde os dados são coletados e armazenados, e podem ser usados para as estratégias que a empresa quer colocar em prática.

Esses dois tipos de ferramentas do CRM podem ser usados para viabilizar a segmentação e comunicação da empresa com o cliente.

Na prática, o CRM é usado para adquirir informações sobre as preferências dos clientes. Esses dados ajudam as equipes a fornecer um atendimento de qualidade, conseguir oferecer um produto que realmente sirva para o cliente, e o mais importante, ajuda a criar um relacionamento com todos os clientes.

Mas não para por aí, vamos conhecer todos os benefícios que essa ferramenta de gestão nos possibilita ter.

Conheça os benefícios de um software CRM

Tenho certeza que você quer conhecer mais sobre os benefícios que essa ferramenta pode trazer para sua empresa, e como ela pode ajudar nas estratégias usadas por você e por sua equipe. É muito importante entender tudo, antes de aplicar qualquer coisa em seu dia a dia.

Sempre devemos ter conhecimento sobre as estratégias usadas para a satisfação do cliente, e isso pode nos fornecer muitas vantagens! Os resultados da empresa podem aumentar, quando temos estratégia e foco no relacionamento com o cliente.

1 – Melhora a comunicação em equipe:
Toda equipe que possui uma comunicação clara, consegue funcionar corretamente. Todos os participantes precisam ter acesso às informações, para conseguir melhorar o funcionamento dos processos.

A equipe pode utilizar o CRM para conseguir centralizar todas as informações em um único local. Ajudando a equipe a ter controle sobre os mesmos acessos, e evitando desencontros.

2 – Líder de vendas com um gerenciamento maior:
O CRM pode oferecer mais poder de gerenciamento ao líder de vendas, que possuindo as informações poderá fazer muito mais usando menos recursos da empresa. Todo empreendedor sabe que quanto maior for o acompanhamento, maior será o controle sobre os resultados.

3 – Melhoria no relacionamento dos clientes:
Um cliente ativo é muito importante para a empresa, que o tem como recurso. Possibilitando garantir a saúde financeira da empresa, e os clientes podem se tornar fiéis e divulgadores do produto que ele consumiu.

Todo empreendedor que deseja investir no relacionamento com seus clientes, deve utilizar o CRM como um grande auxílio para entender todas necessidades e preferências deles.

4 – Melhorias no time de marketing e nas vendas:
As equipes de marketing e vendas podem trabalhar juntas para conseguir um resultado melhor. Trabalhando de forma alinhada, pois possuem todas as informações dos clientes. Tendo uma comunicação de marketing muito melhor, e depois o time de vendas saberá quando o cliente está pronto para comprar o produto.

Conclusão:

Esses são apenas alguns dos benefícios que a sua empresa pode ter utilizando essa ferramenta de gestão. Entender o que é o CRM é importante para quem busca ter um aumento nos resultados, melhorar o e-mail marketing, ter um aumento no tráfego da empresa, e muitas outras melhorias.

Tudo isso e muito mais, podendo ser possível pelo relacionamento com o cliente. Que se torna fiel ao produto e a empresa, podendo até mesmo recomendar o produto que ele adquiriu para colegas ou parentes.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

EDMAR JUNIOR
FULL-STACK MARKETER
Siga-me nas redes sociais:

 

 


Compartilhe este conteúdo!


Sair da versão mobile